terça-feira, 26 de março de 2013

Jogue fora



"Eu hoje joguei tanta coisa fora

Eu vi o meu passado passar por mim
Cartas e fotografias gente que foi embora
A casa fica bem melhor assim..." (Paralamas do Sucesso)




Até o Hebert Viana, concorda que a casa sem muita coisa, fica melhor!! rs... Antes de, ter que jogar um monte de coisa fora, que tal, pensar em, viver com menos? Afinal, sabemos que o menos é mais...
Veja abaixo, a experiência de quem passou um tempo com apenas, alguns objetos...

O bonito do ser humano é que, somos adaptável, portanto, nos acostumamos com o muito e com o pouco e, cá entre nós, o excesso, dá muito mais trabalho... Vamos pensar nisso?

Desafio: 
Viver um mês com apenas 100 itens.


A Bia Atendimento da Editora MOL, topou esse desafio e, descobriu que não é tão difícil quanto parecia e passou a enxergar o consumo com outros olhos.

As regras deste desafio eram simples, entre os pertences, deveria fazer uma relação de 100 itens que seriam os únicos que poderia usar entre 10 de novembro e 10 de dezembro.
O mais fácil é que, não seria levado em conta objetos de uso compartilhado com outros moradores da casa, como móveis e utensílios de cozinha. O mesmo valia para bens duráveis, como sabonete, detergente e papel higiênico.


Este desafio foi baseado em outro ainda mais radical. Em novembro de 2008, o norte-americano Dave Bruno, de 39 anos, decidiu viver com apenas 100 objetos durante 12 meses. 

A aventura ficou registrada em um blog (http://www.guynameddave.com/) e no recém-lançado livro The 100 Thing Challenge (O desafio das 100 coisas", inédito no Brasil).
Dave conta que a idéia da experiência surgiu a partir da insatisfação com o consumismo. "Minha casa já estava cheia de bugigangas, e as vitrines e os anúncios queriam me vender ainda mais. Reparei que nós criamos um mundo que só funciona se comprarmos e comprarmos.
Ele quis provar que é possível viver com bem menos coisas do que julgamos necessário.
Sua real intenção é levar as pessoas a refletir a real necessidade de adquirir novos artigos.

Antes que a liberdade de compra acabe conduzindo o seu próprio fim: 
"Não duvido de que no futuro tenhamos cotas de consumo. Se não mudarmos nosso estilo de vida espontâneamente, teremos de apelar a absurdos como esse."

Existe também nos Estados Unidos um movimento através de um blog, o "Seis itens ou menos" (http://www.sixtitemsorless.com/).

A campanha lança a quem se interessar o desafio de passar um mês usando no máximo seis vestimentas( na conta não entram roupas de ginástica - bom - sapataos, acessórios e peças íntimas).
A motivação não é uma critica ao consumismo. "Você decide o significado. Estamos só  propondo um desafio e vendo como as pessoas reagem", dizem os idealizadores, no site.


Voltando a história da Bia, ela ficou não com 100 objetos mas com 86! Acredita?? rs..
Ela disse: 

"Passei o mês inteiro sem comprar nenhum bem durável. Moro ao lado de um shopping, e sempre que estou de bobeira vou lá tomar um sorvete. Muitas vezes, claro, acabo levando algo mais. Durante o desafo, eu até poderia comprar alguma coisa, porque, afinal, tinha 14 itens de crédito. Mas me controlei, porque vi que realmente não precisava."

Não faltam dados que comprovem a necessidade de mudarmos nossos hábitos de compra. A humanidade já consome 30% a mais do que a Terra consegue repor, segundo os dados divulgados no ano passado pelo centro de pesquisas norte-americano Worldwatch Institute.






A saída é comprar menos e melhor, de acordo com Estanislau Freitas Jr., coordenador de comunicação do Instituto Akatu, voltado para a promoção do consumo consciente. Ou seja, adquirir só o que for mesmo necessário, usar o produto enquanto for possível e depois, encaminhá-lo à reciclagem. 




"Não se trata de ser contra o consumo. Nós precisamos consumir para sobreviver. Mas é necessário repensar a maneira como fazemos isso. E logo"

Fonte: Revista Sorria

2 comentários:

  1. Verdade, preciso desapegar de muitas coisas, em casa não tem mais lugar para nada!

    ResponderExcluir

Os comentários são os alimentos do Blog. Desde que com educação, vale até críticas!! Deixe seu comentário, será muito bem vindo!!