domingo, 17 de março de 2013

Entendo as cores, faz bem usá-las!


O 'branquinho' pode não satisfazer nem aos olhos nem à alma. Por isso, esqueça o medo: com dicas simples, você pode acertar nas combinações!


A coisa ficou preta, ele amarelou, está tudo azul...
Essas expressões provam que as cores traduzem sensações. "Elas afetam nosso humor e comportamento", conforme Sandra Ayub (Coordenadora do curso de Psicologia da Unilago)

Muita gente tem medo, mas quando se arrisca, toma gosto! O segredo está em saber dosá-las para obter harmonias elegantes.

Circulo cromático, um novo aliado....


Mesclar cores de luminosidade e intensidade  próximas é a melhor maneira de criar ambientes agradáveis.
Assim, o círculo cromático pode se tornar uma ferramenta útil na hora das escolhas, como verá à seguir...

Divida a casa me três setores - social, serviço e íntimo. Para os dois primeiros, escolha a mesma familia e, no último, personalize à vontade.

Terrosas...
Tons pasteis....

O cômodo pode ter até três cores somadas a tons neutros (branco, preto, bege e cinza), conforme a designer Mon Liu. O ideal é que um elemento de ambiente reúna matizes escolhidos. 
A escolha da cor pode começar por um item, pode ser um quadro ou uma capa de almofada...



Para que o circulo cromático seja seu melhor amigo, vamos entender a combinação cromática e fazer o planejamento das cores....

Você já tem uma combinação de cores preferida, mas nunca entendeu o porque? Algumas dicas vão te ajudar  a compreender como funcionam essas composições.




Existem várias formas de composição de cores. Então vamos a algumas delas:

1. Harmonia Monocromática

Trata-se da composição obtida através de diferentes nuances da mesma cor. Os tons podem mudar, mas ficam no mesmo matiz da roda de cores. Para facilitar, pense que é uma combinação que parte de uma única cor e varia para mais claro ou mais escuro dessa mesma cor.

As cores harmônicas, são as cores vizinhas no círculo cromático.Pelo fato de serem cores muito próximas uma das outras acabam criando facilmente um efeito calmo e relaxante, onde nenhuma das cores é dominante à outra. Se você ,por exemplo, utilizar duas ou três cores vizinhas estará criando na verdade um esquema de cores bem harmonioso! Não será tão impressionante quanto o uso das cores contrastantes, porém é uma forma muita mais segura de se inserir a cor e ter um resultado satisfatório dentro de um ambiente!







Para explorar a forma mais bonita e elegante dessa combinação, você pode combinar a cor principal com cores neutras, como o preto ou branco, por exemplo. 

Prós:
A harmonia monocromática é muito fácil de utilizar, pode criar efeitos muito interessantes e é difícil errar fazendo uma composição assim.
Contras:
Este esquema monocromático pode se tornar um pouco sem graça, uma vez que não há contraste entre as cores. Não é uma harmonia tão vibrante como a harmonia de complementares.
Dicas:
Quando optar pela harmonia monocromática, utilize as cores mais escuras e as mais claras (os extremos da cartela claro-escuro) para criar um efeito mais interessante.

2. Harmonia Análoga

Essa harmonia é formada através da combinação de uma cor primária e suas cores vizinhas na roda das cores. Escolha uma cor como cor dominante e as outras serão utilizadas valorizar a composição e enriquecer a harmonia.


Prós:
As harmonias análogas são tão fáceis de criar quanto as monocromáticas, mas são mais ricas e podem criar um efeito mais interessante, dependendo da aplicação.
Contras:
Também não é um esquema de cor que apresente contrastes e não é uma composição tão vibrante quanto a de cores complementares. 
Dicas:
A utilização de muitos tons em uma mesma harmonia análoga pode deixar a composição pouco original e comprometer o resultado final.
Evite a combinação de cores frias e quentes na mesma harmonia.






3. Harmonia Complementar ou Contrastante 

É a combinação entre cores opostas na roda das cores ou seja, cores simétricas onde o matiz varia em 180 º entre um e outro.
Esta harmonia funciona muito bem quando combina cores frias e cores quentes, como por exemplo vermelho com verde-azul, roxo com amarelo ou azul com laranja. A harmonia complementar é uma harmonia de contraste.
É importante, quando utilizar esta harmonia, escolher uma cor dominante e utilizar a complementar para acentos e toques de destaque. Como por exemplo utilizar uma cor para fundo (base predominante) e a outra para destacar os elementos importantes.



 Prós: A combinação destas cores opostas cria um efeito vibrante, surpreendente e traz vida ao ambiente! 





Contras: Excesso de cores contrastantes pode se tornar algo difícil de conviver (cansativo). 

Dicas: Uma forma de quebrar o grande contraste de cores é escolher uma cor ou duas cores em um tom mais suave - exemplo: ao invés de escolher um vermelho muito vivo, tente escolher um vermelho mais claro onde a presença do pigmento branco é maior. Assim a cor fica mais sútil do que brilhante e vibrante demais! 
Outra alternativa é escolher as cores de contraste em pequenos objetos decorativos, como por exemplo em um quarto onde se quer destacar uma parede, ou um canto em especial.




Ainda está em dúvida, não sabe o que escolher? 
Conheça o efeito dos cores no cérebro...




Espero ter contribuido! Beijos e até a próxima!!



Fontes: 
Revista Decoração criativa
Revista Decorar mais por menos
Carol Mendonça - Designer de Interiores


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são os alimentos do Blog. Desde que com educação, vale até críticas!! Deixe seu comentário, será muito bem vindo!!