quinta-feira, 21 de março de 2013

Endereço certo para cada coisa - Regra de Ouro da organização


Assim como as pessoas, as coisas,  precisam de casa. 

Encontre a "moradia" delas, se possível, marque-a com etiquetas, divisórias e organizadores, e você terá vencido boa parte da batalha contra a bagunça!







 Regras para Organização Doméstica que não devemos nos esquecer!! 



  1. Ter um lugar para cada coisa


Seja criativa para achar lugares para as coisas da casa "morarem" 

- e mude seu modo de pensar!

Ex. Panfletos de delivery na gaveta da cozinha, funciona? Que tal deixar em uma pasta, junto com a agenda de telefone..


2. Fazer com que a família participe
Eu, mais do que ninguém sei o quanto é difícil!
Porém, conseguir se organizar não é simplesmente uma questão de distribuição do espaço doméstico, é um processo integrado que envolve a família toda.
Qualquer sistema ou esquema de organização irá falhar, a menos que todos os membros da família o entendam e possam segui-lo.

Ex. Os membros mais novos da família só poderão pôr a mesa se tiverem acesso à louça.

3. Criar "centros" de atividades
Volte à pré-escola e verá um modelo de organização para casa.
As professoras da pré-escola são modelos de organização porque precisam ser (e por isso cobram de nós isso, rs..)
Sem um plano para estrutura espacial na sala de aula, 18 ou 20 crianças cheias de energia criam o caos em segundos.

Para a classe funcionar, professoras da pré-escola adotam o conceito de "centros" - áreas dedicadas a uma atividade, como construir blocos ou se fantasiar, com espaços para guardar tudo daquela atividade. Panelinhas e outros utensílios incentivam a brincar de casinha; na mesa de artes, papel, tintas e pincéis estão à mão. Na hora de ir para casa, as crianças guardam as roupas no baú e carrinhos de brinquedo na área de "estacionamento" deles.




Em casa você pode criar centros que funcionam do mesmo jeito, para concentrar e apoiar atividades realizadas todos os dias em casa.



Para criá-los você precisa escolher:
  • Um foco - Para cada centro, uma só atividade
  • Uma área específica - Estabeleça um lugar exclusivo para a realização da atividade.
  • Locais de guardar utensílios e suprimentos - Faça com que todos os itens necessários estejam disponíveis no centro.
Criação de centros
Avalie a criação desses centros de atividade em sua casa. Adapte-os, e o conteúdo de cada um deles, às necessidades de sua família.

Telefone (listas, agenda telefônica da família, calendário, bloco de recados, canetas, pasta com panfletos de disque-pizza e delivery)
 Produtos para pele, utensílios de barba, cosméticos e apetrechos para os cabelos perto de uma pia de banheiro, com espelho
 Faxina e manutenção: Vassoura, rodo, aspirador de pó, kit de faxina com utensílios, lâmpadas para substituição, panos e esponjas de limpeza, produtos especializados.
  • Papelada: escrivaninha, telefone, computador, arquivo, canetas, papéis e talões de cheque.
  • Correspondência: Papéis de carta, coleção de cartões, canetas, envelopes e selos.

  •  Área de brincar das crianças: Tapetinho ou almofadas, brinquedos em caixas de plástico.
  • Lavanderia: Lavadora, secadora, espaço para passar, tira-manchas, alvejante, sabão em pó, amaciante, cestos para roupa.

E assim sucessivamente em cada setor ou centros de trabalho!

Extraído do livro: Acabe com a bagunça

Bem, se você ainda não pensava ou agia desta maneira, espero que esta matéria tenha ajudado!!



Beijocas e até mais!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são os alimentos do Blog. Desde que com educação, vale até críticas!! Deixe seu comentário, será muito bem vindo!!